Na Educação Infantil do Metodista, a criança é vista como um ser em desenvolvimento que tem características específicas, como a curiosidade, o gosto pela brincadeira, pelo desafio e a necessidade de explorar o ambiente na busca de relacionar-se com ela mesmo e com os indivíduos que estão à sua volta, promovendo descobertas, entendimento, afeto, segurança e bem-estar.
Conheça nossos diferenciais
NOSSOS TEÓRICOS
A metodologia e os fundamentos da nossa proposta tem como referência os princípios apresentados pelo MEC e a concepção de ensino e aprendizagem de pesquisadores como Célestin Freinet, Jean Piaget, Vigotsky, Walon, entre outros, que nos ajudam a entender o desenvolvimento do processo de aprendizagem que se baseia no diálogo, na ação, na compreensão e na participação, isto é, um processo apoiado nas relações diretas com o universo da criança, tanto nas dimensões social e cultural, quanto na dimensão afetiva.
CULTO INFANTIL
Quando se fala de Educação Cristã Contínua, saímos na frente! Levamos à sério o ensinamento bíblico de Provérbios 22.6: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”
O Culto Infantil acontece uma vez por semana e tem algumas funções bastante importantes na formação das crianças: senso de coletividade, encantamento pela fé, conhecimento bíblico proporcionado pela vivência, através de contação de história bíblica de forma lúdica, leve e engraçada. No Culto Infantil elas são ensinadas sobre ética cristã, cuidado, respeito e amor ao próximo.
PARCERIA FAMÍLIA x ESCOLA
A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a formação do aluno, como também traz vida à escola. Reuniões de pais e responsáveis, apresentações de projetos abertas à família, eventos na escola, como “Dia da Família”, “Dias das Mães”, “Dia dos Pais” e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a escola tornam o espaço mais interessante e dinâmico.
Acreditamos e entendemos que a parceria entre a família e a escola é de fundamental importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do aluno.
SEGURO ESCOLAR
A responsabilidade de uma escola não se limita à educação dos alunos, é preciso oferecer proteção e assistência. No Metodista temos um produto completo e diferenciado, que garante proteção aos alunos e a tranqüilidade dos pais, sem que sejam necessários custos adicionais em valores de mensalidades.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A Educação inclusiva é uma realidade, significando não mais ser possível vê-la como processo à parte do contexto político educacional brasileiro. Crianças não devem ser excluídas do sistema regular de ensino sob alegação de deficiência, mas terem acesso a uma educação inclusiva, em igualdade de condições com as demais pessoas, na comunidade em que vivem e terem garantidas as adaptações razoáveis de acordo com suas necessidades individuais.
O Metodista empenha-se em ser espaço inclusivo em todos os seus segmentos, com percepção e olhar inclusivos, oferecendo aos nossos alunos com necessidades especiais, um serviço de qualidade, como: identificação de possíveis patologias; encaminhamentos clínicos; adaptação dos conteúdos curriculares das diferentes áreas de conhecimento; flexibilização de metodologias de ensino e de avaliação, auxílio ledor e sobretudo acolhimento sob o ponto de vista humanitário e cristão.
Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica da Educação Infantil desenvolve um currículo que prioriza as práticas culturais- a leitura, a arte, a autonomia, o conhecimento científico, a tecnologia- articuladas às experiências e aos saberes das crianças de diferentes faixas etárias da Educação Infantil, desenvolvendo capacidades, como: ampliação das relações sociais, interação com outras crianças e adultos, conhecimento do seu próprio corpo, brincar e se expressar das mais variadas formas, pensar, imaginar, ler o mundo, utilizar diferentes linguagens para se comunicar.